sábado, 24 de outubro de 2009

Citar as fontes numa investigação

A citação de das fontes é de importância crucial na elaboração de um trabalho escrito, por diversas razões. A saber:
- É uma questão de honestidade. Se, por um lado, evidencia o mérito de quem está a elaborar o trabalho, pois mostra as fontes que percorreu para produzir o texto; reconhece também o mérito dos autores citados e, acima de tudo, é-se honesto intelectualmente, pois diz-se expressamente a quem é devida aquela afirmação, que se foi citada é porque se lhe reconhece valor.
Poderíamos ainda referir a questão judicial da apropriação indevida dos Direitos de Autor.
- Dá credibilidade ao que se escreve, pois evidencia a preocupação de saber o que até aí se tinha dito sobre o assunto que está a ser versado; permite também fundamentar as opiniões explanadas, recorrendo ao ‘apoio’ dos autores citados.
- Permite ao leitor do trabalho conferir ou prosseguir as investigações, pois a referência bibliográfica permite localizar exactamente o local onde essa afirmação está.

Mas como fazer a citação das fontes?
Aqui a questão é muito vasta, pois há vários sistemas ou modos de citar.
Por norma, as Universidades costumam apresentar o modelo a seguir, ou o modelo que se adopta. No nosso caso (Universidade Aberta), recordo-me de no fórum de uma UC do primeiro semestre a Professora ter referido que é mais usual o modelo da Associação de Psicólogos Americana (http://www.apastyle.org/). Este modelo está resumido por Douglas Degelman(2009) e está disponível aqui http://www.vanguard.edu/index.aspx?doc_id=796 (Acedido em 23/10/2009).

1 comentário:

  1. We are a gaggle of volunteers and opening a new scheme
    in our community. Your website provided us with valuable information to work on.
    You have performed a formidable task and our whole neighborhood will be grateful to you.


    My web blog: Zahngold Verkaufen

    ResponderEliminar