sexta-feira, 31 de julho de 2009

H2O news

Partilho aqui aquilo que considero ser uma boa experiência da presença da Igreja na web
.

H2Onews é um serviço de informação católica. H2Onews realiza e distribui todos os dias notícias em formato áudio/vídeo/texto em 9 línguas sobre a vida da Igreja e sobre os acontecimentos sociais e culturais que se referem diretamente à vida dos católicos no mundo.
H2Onews oferece um serviço totalmente gratuito a televisões católicas, sites web católicos e rádios católicas, a fim de que as palavras do Papa e as notícias sobre a Igreja possam ser acessíveis a todos aqueles que o desejarem, também às realidades mais pobres.
H2Onews é uma plataforma digital na qual todos podem compartilhar a sua profissionalidade, porque a essência de H2Onews é dar voz a todas as realidades católicas no mundo.
H2Onews está ao serviço da comunicação católica no mundo e deseja criar uma “rede na rede”.


Como nasce o projeto?
H2Onews acolhe o convite do Papa a utilizar os meios de comunicação ao serviço da evangelização, da paz e do desenvolvimento dos povos (cfr. Dia Mundial das Comunicações Sociais, 8 de maio de 2005, e outros documentos).
O projeto H2Onews nasce durante o primeiro congresso mundial de televisões católicas, realizado em Madri em outubro de 2006 pelo Pontifício Conselho das Comunicações Sociais.
O objetivo de H2Onews é responder às necessidades de crescimento da comunicação católica de todo o mundo, através dos novos meios multimediáticos. Este desafio foi aceito por um grupo de profissionais da televisão e da informação, que criaram, num espírito eclesial, H2Onews. Este grupo utiliza, também, a experiência profissional das irmãs de “Hogar de la Madre”, dotadas de uma particular sensibilidade para a comunicação audiovisual.


Porquê este nome?
H2Onews é a fórmula química da água, elemento vital. Este serviço informativo quer ser água, para cada usuário: uma informação renovadora, que brota da fonte pura do Evangelho. Na tradição cristã, a água é símbolo de vida, de purificação, de salvação, e de renovada vitalidade.
H2Onews nasce em Roma, centro mundial da catolicidade.


Participam outras realidades mediáticas católicas?
São parte essencial de H2Onews produtores de informação católica, que se transformam não somente em usuários do serviço mas também em protagonistas do mesmo, compartilhando desta maneira serviços informativos, reportagens, entrevistas, vídeos musicais.
Entres eles se encontram, o Centro Televisivo Vaticano e Rádio Vaticano, e realidades televisivas católicas come Salt & Light Tv, Popular Television, KTO, EWTN, Canção Nova.


Qual é a linha editorial de H2Onews?
H2Onews adota como único critério editorial a visão católica da realidade e a orientação de representantes autorizados da Igreja.
H2Onews é o primeiro serviço informativo católico em nível mundial que oferece gratuitamente um serviço em oito línguas.


Porquê a Internet?
O desafio de H2Onews parte da idéia de uma comunicação que cria comunhão. Hoje o canal de distribuição mais difuso é Internet, tanto para as televisões quanto para os usuários individualmente.
Internet pela sua facilidade de acesso oferece a todos a possibilidade de compartilhar a própria experiência e os próprios talentos.
Este site é distribuído e produzido pela H2Onews Italia srl

Sem comentários:

Enviar um comentário